[in.ter.action: mutual or reciprocal action or influence.]

This blog will provide information about human rights and freedom of expression, activism, world crises, humanitarian problems, innovative ideas, projects and internships.You will be reading about foundations,sponsorships, donations,petitions,watching documentaries, photography projects.. and any effective actions that are making this world a better place to live.























































































Tuesday, September 20, 2011

Obsolescência Programada

[Fonte: o planeta que temos] 
"Baterias que "morrem" com apenas 18 meses de uso, impressoras que bloqueiam ao alcançar um determinado número de impressões, lâmpadas que se fundem ao atingir mil horas… Porque é que será que, apesar dos avanços tecnológicos, os produtos de consumo tendem a durar cada vez menos?  
Filmado na Catalunha, França, Alemanha, EUA e Gana, o documentário "Comprar, descartar, comprar" faz uma viagem através da história de uma prática empresarial que consiste na redução deliberada da vida útil de um produto para incrementar o seu consumo pois, como foi publicado em 1928 numa revista de publicidade dos EUA, "um produto que não se gasta é uma tragédia para os negócios"  
O documentário, dirigido por Cosima Dannoritzer e co-produzido pela TVE espanhola, é o resultado de três anos de pesquisa. Fazendo uso de imagens de arquivo pouco conhecidas, fornece provas documentadas e mostra as desastrosas consequências ambientais  provocadas por esta prática. Apresenta ainda vários exemplos do espírito de resistência que está a crescer entre os consumidores e a análise e opinião de economistas, designers e intelectuais que propõem alternativas para salvar a economia e o ambiente." 
Veja o trailer abaixo:
 
* Documentário indicado por Erica R. Andrade . Valeu Érica!
 

0 comments:

Post a Comment

 
in-ter-actions. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.