[in.ter.action: mutual or reciprocal action or influence.]

This blog will provide information about human rights and freedom of expression, activism, world crises, humanitarian problems, innovative ideas, projects and internships.You will be reading about foundations,sponsorships, donations,petitions,watching documentaries, photography projects.. and any effective actions that are making this world a better place to live.























































































Sunday, May 22, 2011

Teu Futuro Guardião

[Escrito por Yuri Torres]


Todas as pessoas brasileiras maiores de 21 anos tem o direito à adoção, independente de seu estado civil (art. 42, ECA). Cabe destacar que a diferença de idade entre o adotante e o adotado há de ser, pelo menos, de dezesseis anos. Hipótese onde os relatórios social o psicológico comprovam condições morais e materiais de um requerente solteiro para assumir esta responsabilidade é cada vez maior e bem aceita, pelo menos no meio jurídico. Nesse processo é necessário confimar a disposição e viabilidade de um adotante de criar e educar uma criança sozinho.

Convencer o mundo de que você quer ser responsável por outro ser não é tarefa fácil. Tomar a decisão de se comprometer com uma criatura indefesa para o resto de sua vida também não soa menos difícil. É ter determinação e ousadia. Transpor barreiras, preconceitos e ir de encontro àquilo que acredita ser capaz, é a maior demonstração de aptidão de um candidato a paternidade voluntária.

Quando decidi ter você nos meus braços e na minha vida, tive que enfrentar uma resistência do mundo que dizia que não valia a pena tanto esforço para realização de um capricho pessoal. Não entendiam que dentro de mim não existia nenhum capricho e já gestava essa vontade de amar você há anos e só esperava aquele momento exato que sabia que existiria e que você viria aos meus braços.

O Cadastro Nacional de Adoção, vigente desde 2008, unificou todo o processo a nível nacional, permitindo o intercruzamento de dados de adotantes e adotados, agilizando o processo de triagem de perfis. Nesse cadastro perfis de qualquer tipo ficam em igualdade de preferência no processo e disponíveis para consulta em qualquer comarca. Quando uma criança é disponibilizada para um processo legal de adoção, potenciais adotantes são imediatamente contactados e questionados sobre seu interesse.

Nunca digo que te escolhi mas sim você a mim. Não pude resistir aquela mirada suplicante de amor atrás do vidro, aquela carga de confiança em mim depositada por seus olhos dizendo “se eu te sorrio você sorrirá para o resto das nossas vidas”. Não tinha tudo preparado para a sua chegada e nem imaginava que nos encontraríamos tão rápido. Felizmente aquela resistência do mundo se transformou em uma grande corrente de apoio e construimos todos o sonho de estar juntos. Estar contigo surpreendentemente se transformou em um projeto coletivo que eu muitas vezes dispensava para estarmos a sós, escutando as batidas dos nossos corações e nos vendo transparentes através de nossas pupilas.

Casos de adoção de solteiros sempre foram permitidos pela nova legislação, mas sempre encontravam empecílios na sociedade e nas empresas. Homens e mulheres foram aos poucos quebrando essas barrerias morais e jurídicas para terem os mesmo direitos e benefícios de pais biológicos, e abrindo precendentes para que mais pessoas com esse perfil pudessem passar por esse processo de uma maneira menos penosa. A licença-adotante,antes somente concedidas a pais biológicos, foi uma dentre as brechas encontradas para que pais solteiros pudessem finalmente ter igualdade de tratamento e garantias trabalhistas equivalentes.

A cada noite em claro,a cada fralda trocada, a cada choro repentino de fome ou medo ou ansias, estava a teu lado e nunca mais te sentirias abandonado meu filho. Nos abraçávamos e sentíamos seguros. Tínhamos o mundo diante de nós e precisávamos ser valentes para enfrentá-lo de peito aberto e orgulho de sermos uma família diferente.

No país, segundo estimativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os homens solteiros representam cerca de 1% do total de interessados na adoção. O restante são majoritariamente casais e mulheres solteiras. Essa pequena porção de futuras famílias monoparentais liderada por homens de todas as idades dispostos a criar um lar de amor e afeto ainda tem pouca representatividade e aceitabilidade, mas muito a ensinar à sociedade sobre seus antigos modelos, regras, conceitos e costumes de paternidade.

Não é fácil para um desfazer de toda sua liberdade e centrar todas as suas atenções nesse pequeno ser que agora carrega o seu nome. Não foi fácil dividi-lo com meu trabalho e minhas imensas responsabilidades. Nada convencia mais meus esforços do que cuidar de ti e me ver feliz o fazendo.

Aprender a ter disciplina com outro, comprometer-se com horários, tarefas, dias e noites, amor, responsabilidades. Estar alí para tudo e sempre, doar de si sempre e em tudo. Compreender que se firmou um contrato fácil de ser cumprido, de longo prazo e sem cláusulas penosas.

Hoje, sei que quando nos olhamos nos olhos somos cúmplices e aí não cabe nenhuma palavra. Sei que tenho a ti e tens a mim nesse mundo e esse pacto funciona. Entre nós não cabe mentira e só a verdade nos uniu. Sou teu pai, sou teu amigo e juntos nossa família funciona. Somos únicos e necessitamos de nossos comandos diferentes, agarrando nessas variáveis imprescindíveis dessa relação de amor que sentimos. Aprendi a ser pai contigo e sinto que cada dia mais podes sentir que és meu filho.

1 comments:

thais said...

Nossa... Q lindo!!!

Post a Comment

 
in-ter-actions. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.